14

11/2017

Vamos Falar Sobre o Luto?



Oieee Amores, tudo bem com vocês? O Post de hoje é sobre o Luto, vamos lá?

Quando ouvimos a palavra Luto, automaticamente já associamos a Morte não é mesmo? Mas não é bem assim, podemos associar a outros momentos específicos da vida: Por exemplo a perda de um amor, amigos, escola, trabalho e etc. O Luto é considerado quando qualquer perda te cause sofrimento. Quantas vezes já ouvimos alguém dizer: Estou em Luto? Muitas vezes não é mesmo? Hoje iremos falar sobre o luto em relação a Morte. Todos nós sabemos que a morte é a unica certeza na vida, mais isso não se torna algo tranquilo uma vez, que não sabemos quando e nem sob qual circunstância isso acontecerá.

O medo da morte não é inato, a civilização foi criando medo da morte porque não pode dominá-la. Sendo assim, ela passa a ser explicada somente pelo viés da Filosofia e da Religião. O Luto se trata de um processo de “Cicatrização” a uma experiência dolorosa, não há início, meio e fim. É um processo de reestruturar a relação com alguém que não está mais presente.

O que determina a durabilidade do luto é de quem se tratava e as circunstância da sua morte. Ai entra a Psicoterapia que vem em forma de auxílio a este momento de sofrimento. Vem para viabilizar esse processo, para que a pessoa enlutada se adapte ao mundo sem a pessoa que se foi. Porém esse processo só é possível a partir da aceitação da perda, processar a dor do luto, viver o luto é essencial para esse momento tão difícil, ajustar-se externa e internamente sem a presença do ente querido.


Sabemos o quão difícil é canalizar essa dor que chega a ser insuportável em alguns momentos da vida, mais viver aquele momento difícil é algo que te faz mais forte, esquecer nunca esqueceremos quem amamos e se foi, mais sofrer a vida toda não trara a pessoa de volta. Acredite que se a pessoa pudesse te ver, não iria gostar de te ver sofrendo. Guardar a pessoa com carinho no coração e sempre valorizar o que a pessoa foi em vida já é um bom motivo para não sofrer tanto.


Resolvi escrever esse Post, depois de ter passado 10 anos sofrendo por um Luto que parecia não ter fim. Perdi minha avó aos 14 anos e entrei em um luto profundo. De todos os caos que passei na minha vida, nada supera essa perda . Sofri Muito, Chorei muito, me afastei do mundo e de todos que tentavam se aproximar nesse tempo. Depois de 10 anos, hoje consigo canalizar essa dor. Ainda choro, ainda lembro, mais agora sei que ficar assim não trará ela de volta, por isso coloquei todas as lembranças boas com ela em uma caixinha na minha cabeça    e resolvi lembrar o quão fomos felizes esse tempo  todo. Quer um conselho? ou melhor uma Dica? Aceitar as coisas como são é o melhor caminho…

E Ai alguem de vocês tem uma história de Luto também? Me contem..

Bjos!!!

Tags: , , ,
                
           

40 Comentários

  1. Larissa Dutra disse:

    Olá, tudo bem? Caramba, o luto é a pior coisa que um ser pode sentir, é horrível… Amei teu texto e reflexões, ficou ótimo!

    Beijos,
    Duas Livreiras

  2. Miguel Gomes disse:

    Não passei pelo luto da morte de um familiar porque era muito pequeno quando morreu, mas sinto aquela curiosidade de saber como essa pessoa era!! Abraço de Portugal!

    • Ádina Oliveira disse:

      Oi Miguel, a curiosidade é natural mesmo. Mais conseguimos canalizar de uma forma boa. Obrigada pelo carinho. Bjos para todos de Portugal

  3. Nat disse:

    Uau, que postagem profunda! Eu sei exatamente como você se sente, perdi meu padrinho a alguns anos e ainda não consegui me recuperar 100%, mas fico feliz que você tenha conseguido enfrentar o luto <3

  4. Stéfani disse:

    Gostei do seu post, nunca perdi alguém tão próximo, mas deve ser um sentimento horrível.

  5. Dai Castro disse:

    Esse é um assunto realmente muito delicado, mas é preciso aprender a lidar com a dor e a saudade, tentando seguir com a nossa vida por mais que seja difícil… Fico feliz em saber que conseguiu seguir em frente depois da perda da sua vó <3 Um beijo!

  6. Luto é algo complicado, perder pessoas que amamos é completamente dificil.
    Mas temos que seguir não é mesmo?
    Olha tenho uma história pesada e já contei ela no meu blog com o titulo de Dia Cinza:
    https://desacocheioemauhumor.blog/2017/08/11/dia-cinza/

    Se quiser dar uma lida, tbm perdi uma pessoa faz muitos e muitos anos e até hoje me faz uma falta tremenda.

    Bom espero que fique tudo bem com você, até mais!

  7. Olá. Primeiro lamento por sua perda. E acho que posso entendê-la. Perdi meu avô aos 16 anos e foi muito duro. Lembro que quando recebi a notícia, não acreditei. Não sei o que houve, mas entrei em transe. Fui para escola, agi normal. Até que uma tia veio buscar a mim e minha prima. Recebi novamente a notícia e não derramei uma lágrima. Só vim sentir quando vi o caixão sendo enterrado. Acho que só ali minha ficha caiu totalmente e meu mundo caiu.
    O luto é algo pesado. Algo que por mais que as pessoas tentem agir como se fosse fácil superar, não é. Na época fiquei muito revoltada. Sentia raiva de qualquer um que se dizia lamentar por mim (olha a hipocrisia :/ ). Mas hoje passou, graças a Deus.
    Beijos

    https://almde50tons.wordpress.com

  8. Olá, tudo bom?

    Eu também sempre associei o luto à morte, mas sem me atentar que ele pode descrever outros tipos de perdas. No começo do ano eu passei por uma perda familiar que desestabilizou todos que o amavam. Até o momento ainda há resquícios desse luto, como se ele não tivesse fim. Sei como você se sente, pois perdi minha avó aos 7 anos e agora o meu avô aos 22. Acredito que nunca superaremos, mas temos que nos focar nas boas lembranças, como você disse.

    Enfim, gostei muito da postagem 🙂
    Abraços.

    https://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

  9. Nerd Book's disse:

    Oie, seu texto é lindo. Fico feliz que vc esteja conseguindo vencer esse luto. É difícil perder quem se ama, mas precisamos nos lembrar que apesar da perda, nós tivemos a oportunidade de conhecer alguém tão espcial e tão importante para nós. Minha vó tbm faleceu há dois anos e isso mexeu cmg, pois fui criado por ela. A diferença é que eu tentei focar nos momentos felizes que tive c ela e que ela estaria num lugar bem melhor que aqui e tbm estaria bem. Pois, ela estava sofrendo muito (minha vó faleceu c câncer) e entre ver ela sofrer e ver que ela descansava em paz… isso realmente me ajudou a suportar tudo.

  10. Oie, tudo bem? Acredito que perder alguém é algo muito difícil ainda mais quando é alguém próximo. Qualquer palavra para diminuir a dor ou minimizar o sofrimento será em vão pois ninguém sabe da nossa dor. O tempo é o nosso melhor amigo nessas situações. Ele é capaz de curar as feridas. Beijos, Érika =^.^=

  11. Mari disse:

    Luto é algo complicado e doloroso. Acho que cada pessoa tem seu tempo para conseguir lidar com a dor da perda.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

  12. O luto precisa existir, porém deve ser confrontado caso torne-se algo muito prolongado. Respeitando o tempo de cada um porém, acredito ser válido a vigilância dos mais íntimos, no sentido de auxiliar caso perceba o prolongamento acima de algo racional por parte da pessoa que não consegue se reestruturar. Nem vou entrar na questão de espiritualidade, apesar de acreditar muito na conexão que existe e que pode sim auxiliar e muito. Paz.

  13. Camila França disse:

    Oiii Flor,
    Eu perdi uma pessoa muito especial pra minha vida e até hoje sofro com o luto.
    Já se passaram 06 anos e eu sinto como se fosse ontem. Mas enfim… Espero que assim como vc eu consiga um dia me “recuperar” dessa perda.
    Obrigada pelo post e por suas palavras.

    • Ádina Oliveira disse:

      Oi Camila, Tudo bem? Tenho certeza que você irá superar essa perda. Pense nas coisas boas que fizeram juntos, os momentos bons e sempre que se sentir triste pense que ele não gostaria de te ver sofrer. Espero que você supere logo e venha me contar das suas conquistas. Bjos

  14. mauro disse:

    o luto e um certeza que iremos passa. mais ninguém esta preparado para perder minguem que amamos, nessa horas precisamos de força. Tenho muito medo pois tenho meus avos que são as pessoas mais importante para mim.

  15. Como disseram luto é algo que todos vamos passar e nunca saberemos quando vamos, é um assunto bastante delicado ate eu já perdi pessoas importantes.

  16. Sara disse:

    O luto sem dúvida é algo pelo qual ninguém deseja passar mas que é inevitável.

  17. Olá, menina.

    Olha, seu texto possui uma legitima força interior que transborda. É muito bonito esse sentimento pela a sua avó e fico feliz que, aos poucos, não esqueça, mas se enriqueça. Acho que todas as coisas negativas que acontecem também nos trazem algo positivo, a vida e nada que acontece nela é uma só, é múltipla e fiquei feliz de ver nesse texto como você foi entendendo isso e passando para as outras pessoas. ♥

  18. Camille P. disse:

    Olá, menina.

    Olha, seu texto possui uma legitima força interior que transborda. É muito bonito esse sentimento pela a sua avó e fico feliz que, aos poucos, não esqueça, mas se enriqueça. Acho que todas as coisas negativas que acontecem também nos trazem algo positivo, a vida e nada que acontece nela é uma só, é múltipla e fiquei feliz de ver nesse texto como você foi entendendo isso e passando para as outras pessoas. ♥

  19. Susan Felicio disse:

    Nossa o luto com certeza é uma das piores dores que o ser humano pode sentir, é muito ruim estar de luto

  20. marya souza disse:

    Boa noite, gostei bastante do tema especico, que você citou reamente quando estamos com luto pra mim significa que alguém que nos rodeia infelismente faleceu, ou ate mesmo quando ocorre alguma trajedia

  21. O luto é uma coisa que ao mesmo tempo que me evoca tristeza, me recorda beleza. Acho muito bonito o gesto de guardar respeito a um ente querido e privar-se de certas alegrias em sinal de saudade é bem querer.

    Nunca guardei luto e espero não guardar tão cedo, mas gostei da reflexão.

  22. O luto é inevitável e cada um tem sua maneira de lidar. Infelizmente não podemos impedir a partida de quem amamos e o que nos resta são as lembranças. Por isso é importante demonstrar mais, se importar com que amamos pois não sabemos o dia de amanhã. Que bom que conseguiu passar por esta fase e que hoje esta tudo bem. É melhor guardarmos os bons momentos e seguir em frente. bjo

  23. Jeniffer disse:

    Superar a morte de alguém que amamos muito é sempre um processo muito doloroso e difícil. Acho que nunca superamos completamente essa dor, apenas aprendemos a conviver com ela. É sempre bom manter em mente os bons momentos, lembrar-se das coisas boas e tentar, da melhor maneira possível, seguir em frente. <3

  24. Com certeza a melhor coisa a se fazer é lembrar com carinho dos momentos bons e aceitar que já passou e seguir em frente, é certo que é muito doloroso, mas tem que haver superação.

  25. Joana D'arc disse:

    Oi!
    O luto infelizmente faz parte da vida e por isso todos um dia teremos que passar por isso.
    Bjo

  26. Isa Gomes disse:

    Eu sou o tipo de pessoa que não sabe lidar bem com o luto… é muito difícil pra algumas pessoas, superar a perda tão facilmente, mas o tempo tudo ensina.

  27. Lana disse:

    Esse é um assunto que todos desviam, mas que temos que abordar mesmo, não é verdade ?

  28. Realmente o luto é uma das maiores dores que é muito dificil lidar né?

Deixe o seu comentário!

         
Copyright © Todos os direitos reservados Ádina Oliveira - Design e programação por: Marih Design